As informações apresentadas nesta página são complementares às diretrizes de desenvolvimento de software do Ministério da Saúde.
Uma das opções de framework frontend utilizada em projetos para o DATASUS, o Vue.js trabalha com sua arquitetura com foco em componentes, sendo eles reutilizáveis. Cada página também é tratada como um componente sendo chamado por uma estrutura principal, trazendo a possibilidade de uma navegação SPA (Single Page Application).
O arquiteto responsável pelo projeto poderá acionar a equipe da COATIC para esclarecimento de casos omissos.
Cada página (funcionalidade) da aplicação pode possuir múltiplos componetes, cada um contemplando uma parte da funcionalidade ou até mesmo um objeto DOM do HTML.
A boa prática de componentização consiste em respeitar e saber abstrair os níveis em que cada componente é chamado, fazendo com que a aplicação possa obter melhor reaproveitamento das funcionalidades, reduzindo-se assim o retrabalho.
Os projetos que optarem pelo Vue.js para framework de front-end devem aderir ao SDK Ionic. Documentação SDK Ionic Vue.
Apesar do Vue.js permitir a implementação em Javascript nativo, projetos para o Datasus implementados em Vue.js deverão utilizar TypeScript.
Para novos projetos, a coordenação de arquitetura disponibiliza uma estrutura inicial de aplicação frontend.
Orientações para acesso aos repositórios Git encontram-se na página inicial.
O projeto já possui algumas das bibliotecas necessárias para funcionamento da aplicação, assim como o SDK padronizado.
Ionic permite gerar aplicações multiplataforma, atendendo as demandas do Ministério da Saúde nos casos de App Mobile, Desktop e Web.
Traz também centenas de componentes compatíveis com o Vue.js, facilitando o desenvolvimento de aplicações complexas.
Apesar do Ionic fornecer componentes para definição de identidade visual, as aplicações deverão aderir ao Design System homologado pelo DATASUS.